BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Como sei se posso fazer transplante capilar? Tem uma idade mínima?

Border BLog

A calvície é um problema que incomoda e assusta muita gente. Para casos de queda severa de fios, como sofrem os pacientes de alopecia, o transplante capilar é uma opção eficiente e cada vez mais comum. Na técnica cirúrgica, são removidos os fios de uma área do corpo do próprio paciente e implantados no local sem cabelos, inserindo fio por fio e preservando as raízes. A seguir, respondo algumas dúvidas comuns sobre o procedimento

 

Quem já fez tratamentos capilares dermatológicos pode realizar o transplante?

Sim, mas o ideal é que o paciente com indicação ao transplante capilar seja acompanhado regularmente por um dermatologista, para que mantenha um tratamento para o seu tipo específico de alopecia.

Com isso, evita-se a piora do quadro com o passar do tempo e inicia-se o protocolo pré-implante capilar, que consiste no tratamento clínico com medicações orais e tópicas e o uso das tecnologias como lasers de baixa potência, drug delivery e intradermoterapia. O resultado é a recuperação de alguns fios da área que vai receber o cabelo novo, e um melhor resultado final após a cirurgia.

Há contraindicações para o transplante capilar?

Pacientes com doenças cardíacas graves, autoimunes e alguns tipos de alopecias cicatriciais, como as secundárias ao lúpus, líquen plano e alopecia fibrosante frontal possuem restrições específicas quanto a realização da cirurgia.

Há uma idade mínima para fazer a cirurgia? 

A indicação mínima mais indicada para realizar o transplante capilar é entre 35 anos e 40 anos, dependendo de cada caso. Isso porque a alopecia androgenética (principal causa de calvície em homens e mulheres) costuma evoluir até essa idade. Realizar o procedimento cedo demais pode ser ineficiente, pois após a cirurgia pode ocorrer queda de fios em outras áreas.

Mulheres podem ter calvície e fazer o transplante capilar?

Sim. Ambos os sexos podem fazer o procedimento quando há indicação médica.

Como deve ser a abordagem pré-operatória?

É necessário o acompanhamento com um dermatologista especialista em tricologia médica, área que estuda as doenças do couro cabeludo e do cabelo, para o diagnóstico correto da etiologia da queda dos fios. Nos meses que antecedem a cirurgia, é recomendado realizar o protocolo pré-implante capilar, com medicamentos orais e tópicos.

Quais cuidados devo tomar após o transplante?

É preciso ter diferentes cuidados com a área doadora –região da qual foi retirada os fios transplantados — e a área receptora.

O recomendado é lavar o cabelo com água morna e shampoo neutro na área doadora, com a aplicação de uma pomada cicatrizante. Já na área receptora, orientamos apenas hidratação local com água termal. A partir do terceiro dia após o procedimento, a limpeza local pode ser feita com shampoo neutro. Os tratamentos tópicos com soluções que estimulam o crescimento podem ser retomados após sete dias.

Após quanto tempo o transplante capilar dá resultado?

O tempo varia para cada indivíduo. Mas, em média, após 12 meses já é possível ver o resultado final do transplante capilar.

Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.

Quer saber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamentos da pele? Veja mais no Blog da Vilarinho!


Tag: adriana vilarinho> alopécia> cabelo> calvice> capilar> Clinica adriana vilarinho> diagnóstico> queda> transplante> tratamento> transplante capilar> calvície> cirurgia capilar> queda de cabelo> tricologia> cabelos>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.