BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Câncer de mama: Cuidados e prevenções com a pele no seu tratamento

Border BLog

Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o responsável pelo maior número de mortes no universo feminino e a estimativa é que, por ano, quase 60 mil mulheres desenvolvam a doença no Brasil.

O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento do problema e, por isso, é essencial as mulheres visitarem o ginecologista anualmente e fazer os exames indicados por ele quando necessário, como a mamografia.

Cuidados durante os efeitos colaterais

Uma vez detectado o câncer de mama, o dermatologista tem papel importante, pois os cuidados com a pele, unhas, cabelos e outras ações no dia a dia são fundamentais. Alguns procedimentos do tratamento também exigirão métodos preventivos com a pele.

Efeitos colaterais da radioterapia na pele

No caso da radioterapia poderão surgir queimaduras na pele. É importante lavar o local com sabonete neutro e manter a área limpa e seca; além de evitar produtos à base de álcool, perfumes e tomar sol no local. Sempre usar protetor solar no mínimo FPS 30.

Efeitos colaterais da quimioterapia na pele

Se o tratamento for com quimioterapia podem ocorrer vários efeitos dermatológicos, como ressecamento da pele, coceiras, alterações na pigmentação, surgimento de acne, síndrome mão-pé (ressecamento que pode causar rachaduras, vermelhidão, descamação), problemas nas unhas devido à baixa da imunidade, muita sensibilidade ao sol e a tão conhecida queda dos cabelos.

Quais recomendações devo seguir?

Ressecamento da pele

Usar hidratantes específicos para o corpo e o rosto. Os produtos devem ser sem perfume, hipoalergênicos (minimizam a chance de irritação e alergias) e não-comedogênicos (não formadores de cravos). 

Coceiras na pele

Tomar banhos rápidos e com água morna. Não esfregar a pele na hora de secar, deixar que a toalha absorva a umidade e hidratar bastante a pele após o banho com um produto prescrito pelo dermatologista.


Alteração na pigmentação

Evitar a exposição ao sol e usar maquiagem hipoalergênica. Se o paciente já tiver manchas no início do tratamento quimioterápico ou radioterápico, deve aguardar para usar clareadores e ácidos. A pele pode ficar muito sensível e esses produtos pioram o quadro. 

Melhor aguardar o final do tratamento e junto com um dermatologista definir o início e o período de uso dos produtos

Marcas de acne

Lavar as áreas afetadas com sabonetes suaves. Medicamentos, filtros solares, hidratantes e maquiagem para camuflagem podem ser usados. 

Síndrome mão-pé

Utilizar sabonetes suaves e hidratantes (indicados pelo médico) várias vezes ao dia. 

Cuidados com as unhas 

As condições melhoram com o término da quimioterapia, mas não devem ser utilizados produtos à base de acetona e recomenda-se usar somente esmaltes hipoalergênicos. 

Sensibilidade ao sol 

Manter braços e pernas cobertos com roupas de tecidos com proteção UV, utilizar óculos escuros e chapéu, filtro solar (FPS 30, pelo menos) e evitar exposição solar entre 10h e 15h, mesmo em dias nublados. 

Minimizar a queda de cabelo

Não há prevenção, mas existem cuidados. O uso de toucas com resfriamento durante a quimioterapia ajuda a minimizar a queda. Quando necessário, escolher perucas que tenham fita adesiva hipoalergênica. 

Após a liberação médica, a mulher pode realizadas sessões de laser e intradermoterapia com medicações e vitaminas que aceleram o crescimento capilar. 

Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.

Deseja marcar um atendimento com um dermatologista? Entre em contato e agende sua consulta aqui

Quer saber mais dicas sobre dicas sobre saúde, beleza e tratamentos da pele? Veja mais no Blog da Vilarinho


Tag: acne> adriana vilarinho> cabelo> cabelos> câncer> Clinica adriana vilarinho> Cuide-se bem> destaque> mama> pele> queda> ressecamento> sensibilidade> Cuidados> Prevenção> Pele> Câncer> Quimioterapia> Radioterapia> Câncer de mama> Cuidados com a pele> Coceiras na pele> Efeitos colaterais da radioterapia> Cuidados com as unhas> Ressecamento da pele> Tratamento do câncer de mama> Efeitos colaterais da quimioterapia> Marcas de acne >

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.