BLOG DA VILARINHO

Dra. Adriana Vilarinho CRM/SP 78.300
RQE 27.614

Blog / Beleza / Hidratação

Guia de proteção solar

Border BLog
guia de proteção solar  

O UV da questão

A luz solar é composta por vários tipos de radiação eletromagnética e a ultravioleta é um deles, que pode se apresentar de três formas diferentes: UVC, UVB e UVA.

A UVC não é preocupante pois seus raios são bloqueados na camada de ozônio e não chegam à superfície da terra.

A UVA penetra mais profundamente na pele e está presente nos raios solares durante o dia todo e é responsável pelo envelhecimento precoce da pele. Já a UVB penetra mais superficialmente, está presente no horário  entre as 10h e as 16h e é o principal fator envolvido no desenvolvimento do câncer de pele.

projeto_verao_500k

Ao atingir a pele desprotegida, com ação cumulativa, a radiação UVA é absorvida na pele, causando diversas reações químicas com formação de radicais livres, causando mutações e envelhecimento celular. Além disso, na camada mais profunda da pele (a derme), ocorre degradação do colágeno e uma diminuição na sua síntese, causando perda na elasticidade. Já a UVB causa dano direto ao DNA celular, produzindo fotoprodutos que originarão mutações celulares gerando células pré-cancerosas e cancerosas.

Por isso, a exposição solar crônica causa envelhecimento precoce da pele, caracterizado por uma pele amarelada com pigmentação irregular, enrugada, fina e com vasinhos. Além disso, o sol diminui a resposta imunológica aos agentes externos e a reparação das células danificadas, o que deixa a pele com menos defesas.

O salvador do verão

O protetor solar é composto por moléculas que podem absorver, refletir ou dispensar a radiação UV. E a fotoproteção deve ser incentivada desde a infância, pois a exposição solar precoce tem mais influência no risco de desenvolvimento no câncer de pele.

A American Academy of Dermatology recomenda o uso diário de protetor solar FPS 30, aplicando uma quantidade de 2mg/cm2 nas áreas expostas ao sol antes da exposição solar e reaplicação a cada 2 horas após sudorese intensa ou imersão na água. Essa quantidade representa a medida de 6 colheres de chá no corpo todo, sendo 1 para tronco, 1 para costas, 1 para cada perna, 1/2 para cada braço e 1 colher para rosto e pescoço.

Tag: adriana vilarinho> clínica dermatológica> dermatologia> destaque> doenças de pele> pele> pele> projeto verão> sol> verão>

Post Recentes

Formulario da Dri

Olá, tudo bem?

Você tem dúvidas, elogios ou sugestões?
Entre em contato conosco preenchendo o
formulário abaixo:



aqui

A Clínica Adriana Vilarinho utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso e auxiliar em nossos serviços. Para mais informações, acesse a Central de Privacidade Clínica Adriana Vilarinho.